-
Arquitetos: Einstein & Associates
- Área: 1300 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:William Kalengkongan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lemongrass é um restaurante casual na cidade de Bogor, em Java, Indonésia. Está localizado próximo a importantes pontos turísticos e de referência na cidade, como o Palácio Presidencial de Bogor e o Jardim Botânico, um dos mais antigos e maiores jardins botânicos do mundo. O conceito do Lemongrass se origina a partir de um olhar atento à cidade e suas características.
O que muitas pessoas não sabem é que a cidade de Bogor está apenas a 60 km de distância da capital Jacarta, e que serviu como residência de verão do Governador Geral das Índias Orientais. "Buitenzorg", como era chamada no período colonial holandês, significa algo como "sem se importar" em holandês, representando a beleza natural de Bogor que faz com que seus habitantes possuam a sensação de viver sem preocupações e em segurança.
O conceito por trás de projeto do restaurante é derivado de uma observação do contexto da cidade considerada um paraíso tropical. A arquitetura, os interiores e todo o paisagismo de Lemongrass estão alinhados com este tema do paraíso tropical; a arquitetura contemporânea com ricos detalhes em cores e espécies vegetais tropicais são projetadas para se mesclar com a natureza do entorno.
O edifício em si está posicionado no centro de um belo jardim tropical, uma sutil conexão com Buitenzorg que é pacífico e "sem se importar". Além disto, a planta baixa de Lemongrass é intencionalmente concebida como um espaço ao ar livre e de planos abertos, eliminando as fronteiras entre o interior e o exterior.
O restaurante é dividido em quatro espaços principais: a área de jantar interna principal, a de refeições ao ar livre, e no segundo pavimento, a área de jantar interna e na cobertura. Ao dar o primeiro passo para entrar no restaurante, os clientes caminham por uma circulação estreita e de selva tropical, despertando os sentidos com o constante barulho de água proveniente do espelho d'água, os belos espaços verdes e o cheiro da natureza.
Ao chegar no foyer do restaurante, os clientes podem ver as diferentes áreas de jantar. Materiais naturais como madeira, pedra natural e cerâmicas em terracota se misturam em um elemento chave do proeto, que cria uma ambiência acolhedora e aconchegante para a experiência do jantar.
A grande cozinha linear dá as boas vindas aos que entram para conferir o menu e daqui podem observar a comida sendo preparada. O mosaico do piso é utilizado no centro da área principal conectando as diferentes ambientes do restaurante.
O olhar dos clientes é entretido com as cores tropicais de seu mobiliário que se mescla com os jardins, que aliados com os materiais, enaltecem o conceito do restaurante.
A área do segundo pavimento é significativamente menor que o térreo, graças a existência de um grande vazio que os conecta visualmente. Não há separação entre as áreas internas e externas do segundo pavimento, criando a sensação de se estar aproximando da natureza.
O teto, formado por concreto bruto caracteriza um elemento neutro para manter o equilíbrio de todo o restaurante e o elemento lúdico da icônica madeira reciclada nas as telhas de cobertura. Além das áreas de jantar, o segundo pavimento também apresenta um jardim vertical e uma área de refeições na cobertura. A disposição das mesas da sala de jantar do segundo andar é mais formal, enquanto a área de cobertura é mais livre e casual.
Esta informalidade da área de cobertura está representada na grande mesa de bar comunal, além das coloridas poltronas, que aliadas à disposição de caráter mais livre e flexível, compõem o cenário perfeito para desfrutar das vistas do pôr do sol, das montanhas e dos jardins do restaurante.